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Projeto Espaços do Cidadão, da Agência para a Modernização Administrativa, premiado com menção honrosa  na 5.ª edição dos prémios IDC CIO Awards

Projeto Espaços do Cidadão, da Agência para a Modernização Administrativa, premiado com menção honrosa na 5.ª edição dos prémios IDC CIO Awards

Última atualização a 21-06-2015
Decorreu, no passado dia 17 de junho em Lisboa, a 5ª edição da entrega dos prémios IDC CIO Awards.

Esta iniciativa distingue importantes projetos na área das tecnologias de informação e comunicações com forte impacto no negócio das organizações nacionais.
O projeto Espaços do Cidadão, da Agência para a Modernização Administrativa, I.P., recebeu uma menção honrosa.

Os projetos foram avaliados segundo o nível de inovação; retorno do investimento e a capacidade de melhorar e otimizar processos de negócio; inovar e criar novos produtos e serviços; desenvolver áreas de negócio; aumentar produtividade e efetividade dos colaboradores; atrair e reter clientes; expandir a utilização da informação e melhorar o processo de decisão.
Este projeto da AMA I.P., representada nesta conferência IDC por José António Rodrigues - responsável da equipa DSI (Direção de Sistemas de Informação) -, consiste no desenvolvimento de uma solução tecnológica que disponibiliza um interface comum a vários serviços públicos.
Este novo balcão, desenvolvido em parceria com autarquias e entidades privadas, traz aos cidadãos inúmeros serviços da administração central, local, e entidades privadas que prestam serviços de claro interesse público.

O Espaço do Cidadão é um novo modelo de atendimento assistido, mais próximo das populações, que congrega serviços disponíveis na internet dos vários organismos públicos e empresas num único ponto de acesso físico, que funciona como uma extensão das Lojas do Cidadão.

Nos Espaços do Cidadão são disponibilizados mais de 170 serviços de diversos organismos. Estes balcões permitem tratar de assuntos relacionados com a carta de condução, realizar serviços da Segurança Social Direta, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, efetuar pedidos de certidão, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do cartão de cidadão, solicitar o cartão europeu de seguro de doença, entre outros.

Esta solução pretende aumentar a qualidade da prestação de serviços públicos e completa a experiência de sucesso das Lojas do Cidadão enquanto ponto de contacto dos cidadãos com a Administração. Pretende-se também, com este projeto, melhorar a coesão territorial e social: a rede de Espaços do Cidadão aproxima os serviços públicos em territórios de baixa densidade populacional e em zonas com dificuldade de acesso à Internet. 

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