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Entidade

Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo

Ministério da Educação

Última atualização a 07-03-2015

A Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo é dirigida por um delegado regional de educação e tem as seguintes competências:

  • Acompanhar, coordenar e apoiar a organização e o funcionamento dos estabelecimentos de educação situados na respetiva circunscrição regional;
  • Promover e monitorizar processos de avaliação da organização escolar;
  • Colaborar na recolha de informação relevante respeitante à educação especial para efeitos de regulação e de monitorização das respostas educativas e de apoio educativo, em articulação com a Direção-Geral da Educação;
  • Acompanhar a promoção de medidas e orientações para a inclusão e o sucesso educativo dos alunos com necessidades educativas especiais na educação pré-escolar e escolar na modalidade de educação especial nos ensinos público, particular, cooperativo e solidário, designadamente atividades de complemento e acompanhamento pedagógico, em articulação com a Direção-Geral da Educação;
  • Assegurar a implementação a nível regional dos diversos programas, projetos e atividades do desporto escolar, em articulação com a Direção-Geral da Educação;
  • Participar no planeamento da rede escolar da circunscrição regional, promovendo, sem prejuízo das competências dos restantes serviços do MEC, ações de planeamento e execução do ordenamento das redes da educação pré-escolar, dos ensinos básico e secundário, incluindo as suas modalidades especiais, bem como as de educação e formação de jovens e adultos;
  • Apoiar os estabelecimentos de educação e as autarquias locais na manutenção dos contratos de execução celebrados nos termos do Decreto-Lei n.º 144/2008, de 28 de julho;
  • Assegurar a divulgação local das orientações dos serviços do MEC e da informação técnica às escolas;
  • Prestar apoio técnico à manutenção do parque escolar;
  • Apoiar o funcionamento das juntas médicas regionais;
  • Analisar e elaborar pareceres dos Planos Diretores Municipais (PDM), do Plano de Pormenor (PP), Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), Carta Educativa (CE), bem como as candidaturas elaboradas pelas autarquias;
  • Acompanhar a requalificação, modernização e conservação da rede de escolas;
  • Identificar as intervenções nos edifícios escolares;
  • Vistoriar as instalações para a concessão de autorização de funcionamento dos estabelecimentos escolares do ensino particular e cooperativo e dos equipamentos das escolas públicas com oferta de ensino profissional, em articulação com a Direção-Geral da Administração Escolar e com a Direção-Geral da Educação;
  • Promover o acompanhamento das escolas profissionais privadas e da execução dos contratos de apoio financeiro celebrados;
  • Promover em articulação com os estabelecimentos escolares, os necessários procedimentos em caso de acidente em serviço de docentes e não docentes;
  • Propor a certificação do tempo de serviço do pessoal docente nos termos da lei, prestado fora do MEC;
  • Assegurar o apoio jurídico e contencioso, em articulação com a Secretaria-Geral;
  • Cooperar com outros serviços, organismos e entidades, tendo em vista a realização de ações conjuntas em matéria de educação.