AUTENTICAÇÃO


   
Novo registo | Recuperar a palavra-chave | Ajuda
 
Você está aqui:   Início > Dossiers > Entrega da Declaração de IRS v...

Entrega da Declaração de IRS via Internet

Última Actualização 06-04-2011
Passos para entrega de IRS

Para poder proceder à entrega da declaração, deverá munir-se previamente de toda a documentação comprovativa dos rendimentos auferidos durante o ano a que respeita a declaração, bem como das despesas ou encargos com relevância fiscal que pretende declarar.

A entrega da declaração de IRS poderá ser efectuada de uma de duas formas:

  1. Entregar a declaração através do formulário que surgirá automaticamente online;
  2. Efectuar download de aplicação/software para preenchimento offline e geração de um ficheiro para posterior envio online.

Para cada uma delas, os passos a seguir são:

1. Uma vez registado como utilizador no Portal das Finanças, a entrega da declaração por esta via implica:

a) Efectuar a autenticação colocando o número de contribuinte e a senha que lhe foi enviada ou utilizando o Cartão de Cidadão;

b) Selecionar Os Seus Serviços > Entregar > IRS > Preencher;

c) Após o aparecimento do ecrã com a estrutura e campos da declaração, proceder ao seu preenchimento.
Caso existam dúvidas quanto ao conteúdo e preenchimento de um quadro ou campo, estão disponíveis aplicações auxiliares, como sejam a Ajuda  no preenchimento por campo da declaração, a Ajuda por Temas , o Facilitador  para o orientar para os campos a preencher e a Calculadora  para os campos destinados às despesas com a saúde e educação.

d) Verificar e corrigir os erros, utilizando o botão Validar . Pode Simular  o valor do Reembolso ou Nota de Cobrança, depois da validação e antes de submeter a declaração.

e) Guardar a informação preenchida , caso não pretenda enviar de imediato a declaração e assim não perder os dados já introduzidos.

f) Submeter a declaração , quando esta não contiver erros locais, na medida em que, contendo-os, o sistema informático não aceitará a submissão da declaração.
A submissão da declaração de rendimentos terá de ser efectuada utilizando o NIF e a senha do Portal das Finanças, ainda que se tenha autenticado neste último com Cartão de Cidadão.

g) Após a submissão, imprimir os dados com a identificação da declaração - comprovativo provisório.

Nos dias seguintes, deverá consultar a situação da declaração para verificação da eventual existência de erros centrais.

Caso tenham sido detectados erros centrais, deverá corrigir a declaração num prazo de 30 dias após a submissão.

Decorrido este prazo, poderá entregar a sua declaração de rendimentos em qualquer Serviço de Finanças ou voltar a entregá-la através da Internet, caso em que considera a data dessa submissão como a data de recepção, com todas as consequências legais.

2. Uma vez registado como utilizador no Portal das Finanças, a entrega da declaração por esta via implica:

a) Efectuar a autenticação colocando o número de contribuinte e a senha que lhe foi enviada ou utilizando o Cartão de Cidadão.

b) Seleccionar Os Seus Serviços > Entregar > IRS > Download.

c) Seleccionar o modelo da declaração pretendido, conforme sistema operativo do seu computador, e fazer o download da aplicação correspondente.

d) Instalar a aplicação no disco do seu computador.
Nesta fase, e sem que tenha que estar ligado à Internet, poderá utilizar aquela aplicação para preencher a declaração, validar os dados, corrigir eventuais erros, simular e gravar a informação num ficheiro. Estes passos são semelhantes aos descritos na forma de entrega anteriormente referida (1).
Para efeitos de submissão do ficheiro da declaração a enviar, deverá realizar as seguintes tarefas:

e) Proceder à autenticação no Portal das Finanças, para o(s) sujeito(s) passivo(s) constante(s) na declaração. Deve preencher o NIF do sujeito passivo A e o NIF do sujeito passivo B, pela mesma ordem que consta na declaração gravada no ficheiro.

f) Seleccionar Os Seus Serviços > Entregar > IRS> Enviar.

g) Importar a declaração gravada .

h) Submeter declaração  , quando esta não contiver erros locais, na medida em que, contendo-os, o sistema informático não aceitará a submissão da declaração.

Ou, em alternativa aos passos f), g) e h) anteriormente mencionados:

i) Selecionar Os Seus Serviços > Entregar > IRS > Preencher.

j) Importar a declaração gravada .

k) Submeter declaração , quando esta não contiver erros locais, na medida em que, contendo-os, o sistema informático não aceitará a submissão da declaração.
A submissão da declaração de rendimentos terá de ser efectuada utilizando o NIF e a senha do Portal das Finanças, ainda que se tenha autenticado neste último com Cartão de Cidadão.

l) Após a submissão, imprimir os dados com a identificação da declaração - comprovativo provisório.

Informações complementares:

A. Nos casos em que for possível, a Administração Tributária procede ao pré-preenchimento de alguns dos campos constantes dos anexos A, B, C, E, G e H, relativamente a rendimentos e respectivas retenções na fonte, contribuições obrigatórias para regimes de protecção social, quotizações sindicais, pagamentos por conta, rendimentos de englobamento obrigatório da categoria E (anexo E / quadro 4A) e rendimentos isentos sujeitos a englobamento (anexo H / quadro 4).
A responsabilidade pelos elementos constantes da declaração continua a ser dos sujeitos passivos pelo que, se se constatar que os dados pré-preenchidos não correspondem aos reais, deverão os mesmos ser corrigidos em conformidade.
Paralelamente e sempre que possível, deverá ser alertada a entidade que esteve na origem da comunicação de dados divergentes (constante dos quadros destinados à identificação das entidades pagadoras dos rendimentos / retenções na fonte) para que esta proceda, quanto antes, à rectificação dos valores por ela declarados. Caso não conheça a designação social / nome da entidade, poderá obtê-la através do respectivo número de identificação fiscal, devendo, para o efeito, aceder a Os Seus Serviços > Consultar > Identificação Clientes/Fornecedores.

B. Para receber o reembolso mais rapidamente, deverá constar da declaração um NIB (quadro 7C do Rosto da Modelo 3) de uma conta bancária onde figure como titular um dos sujeitos passivos.

C. Descrição da utilidade de alguns dos botões correspondentes a funções gerais, disponíveis na aplicação associada à forma de entrega anteriormente referida no número 1:
 - quando se pretende criar uma nova declaração. Ao seleccionar este botão, se se estiver a visualizar os dados de uma declaração anteriormente preenchida, o conteúdo de todos os campos desaparece e os anexos associados são apagados;
 - quando se pretende importar dados, indicando o ficheiro onde se encontra a declaração previamente gravada;
 - quando se pretende gravar os dados referentes à declaração, independentemente de conter ou não erros;
  - quando se pretende imprimir a declaração, independentemente de conter ou não erros. Também pode ser utilizado só para visualizar a declaração como um todo;
 - quando se pretende verificar se a informação contida na declaração preenchida, é coerente (não existência de erros locais). Uma declaração só poderá ser enviada, através da opção online, se não apresentar erros de coerência de informação.
 - a utilizar se se tiver dúvidas quanto ao conteúdo de um quadro ou campo da declaração. Ao seleccionar este botão, aparece uma descrição resumida sobre o respectivo significado.
 - a utilizar se se tiver dúvidas quanto ao tratamento fiscal inerente a determinados assuntos ali identificados.
 - para fechar os painéis de ajuda, gerados pelos botões anteriores.
 - a utilizar se se pretender um encaminhamento automático para os campos/anexos a preencher, conforme a natureza da importância que se pretende declarar e para a qual possa existir dificuldade na identificação do campo correspondente.
 - para fechar o painel do facilitador, gerado pelo botão anterior.

 

Serviços Relacionados

Em caso de dúvidas contacte: Helpdesk 707 206 707 ou por Correio electrónico.

Entrega da Declaração de IRS via Internet
  • Quem pode requerer?
  • Que modelo preencher?
  • Registo online
  • Passos para entrega de IRS
  • Resolução de problemas pela Internet
  • Consulta sobre IRS
  • Saiba como usar o seu cartão e aceda a vários serviços online
    To perform an address change press here
    LOJA DO CIDADÃO
    SIOE
    Aceda ao
    Directório do Estado >>
    • Tamanho de letra